Endomarketing: pequenas mudanças de posicionamento para com os seus funcionários podem trazer grandes resultados. Sente que o clima na sua empresa não é mais o mesmo ou percebe uma grande queda na produtividade da equipe? Parece “frescura”, mas um time que não veste a camisa afeta diretamente a qualidade do produto ou do serviço e você vai sentir o impacto na hora de fechar as contas no fim do mês.
De acordo com o estudo Global Human Capital Trends 2019, levantamento realizado anualmente pela Deloitte, 85% dos empregados ao redor do mundo não se sentem engajados com o próprio trabalho. O endomarketing pode ajudar a reverter esse quadro. Esse conceito criado em meados da década de 1980 tem se revolucionado e auxiliado na missão de não criar um ambiente hostil de trabalho.
Endomarketing: o que é?
Também conhecido como Marketing Interno, essa estratégia visa um trabalho institucional. A cultura do medo é coisa do passado! É o fim da relação fria entre membros de uma equipe com base em hierarquias. O endomarketing pensa ações internas voltadas para a empresa e a equipe de funcionários com o objetivo de melhorar a relação daquele empregado com o próprio local de trabalho.
Em tempos de altos índices de estresse por conta do ambiente de trabalho — uma pesquisa realizada pela International Stress Management Association (ISMA-BR) revelou que o Brasil é o segundo país com maior índice de doenças relacionadas ao estresse corporativo — o endomarketing é de extrema importância porque propaga o bem estar do trabalhador e o funcionamento do coletivo. Por essa razão, não é feito pela diretoria, é feito de funcionário para funcionário.
As principais vantagens do método é criar uma equipe motivada. O funcionário percebe que pode ser ouvido e que trabalha em uma empresa em que o seu bem estar é levado em consideração. E tamanho zelo gera produtividade! Ele se torna mais comprometido com as demandas, entregando resultados melhores. A equação é direta: colaborador satisfeito resulta em trabalhos bem feitos que fidelizam clientes.
Além disso, o endomarketing ajuda a reduzir consideravelmente os números de turnover da empresa. Trata-se da taxa de rotatividade de uma companhia, que é medida pela comparação entre o número de novos funcionários em relação ao de pessoas que estão saindo. Entre 2011 e 2014, a taxa de turnover no Brasil cresceu 82%; 44% a mais que a média mundial do período. Os dados foram revelados pela empresa de consultoria de recrutamento Robert Half.
Um dos cases de sucesso mais famosos de endomarketing é o da Fiat. O principal pilar do marketing interno da famosa fábrica de carros é o fim do distanciamento entre funcionários e chefia. Por lá, qualquer membro da equipe consegue contato com o chefe com quase nenhuma burocracia. Além disso, os trabalhadores são os primeiros “clientes”: eles têm direito a fazer um test drive nos lançamentos da marca. Demais, não é?
Endomarketing: é difícil de implementar?
Geralmente, o endomarketing é o resultado da união entre os setores de marketing e recursos humanos. Antes de mais nada, é preciso um minucioso trabalho de pesquisa interna para saber a opinião da equipe sobre o dia a dia de trabalho. Você precisa descobrir quais as necessidades e queixas daquele funcionário e escutar atentamente as sugestões de melhorias.
Por isso, é tão importante que seja feito de funcionário para funcionário. Não são todos que teriam coragem de se abrir verdadeiramente para alguém “superior” sobre onde a empresa está pecando.
Vale destacar que é fundamental que o funcionário tenha voz sempre. É preciso um canal onde frequentemente ele possa estar destacando seus posicionamentos e não apenas em período de desenvolvimento de marketing interno. Pesquisas de satisfação são uma ótima dica! Com os pontos de vistas e ideias em mãos, os setores responsáveis já podem começar a desenvolver as campanhas de endomarketing.
Endomarketing: dicas de ações
- Happy hour ou eventos de integração, para que os funcionários se enxerguem para além de colegas de trabalho.
- Mimos são sempre bem-vindos!
- Palestras motivacionais, para desenvolver a autoestima da equipe.
- Plano de carreira é primordial para que o funcionário se sinta motivado a continuar na empresa.
- Workshops, cursos e treinamentos, para que o time sinta que está adquirindo conhecimento na empresa e não apenas vendendo seu trabalho.
- E o mais simples de tudo: elogios! Reconheça o bom trabalho de quem está no seu time!
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