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Gestão de pessoas: insights para 2021

Gestão de pessoas: como qualquer outro setor do trabalho, a área também tem sido foco de transformações. Em um momento em que os trabalhadores passaram por diversas instabilidades, a prática se tornou ponto muito importante. Afinal, o contexto da pandemia modificou as rotinas dos ofícios, logo, também pede diferentes tratos para essas pessoas que desempenham essas funções diariamente.

A área é apontada por diversos especialistas como fator principal nesse processo de transformação interna. Pensando nisso, preparamos um artigo que traz tendências muito esperadas para o próximo na área de gestão de pessoas. A escolha dos tópicos leva em consideração, principalmente, as novas relações de hierarquia e entre funcionários que se renova no contexto do pós-pandemia. Acompanhe!

Gestão de pessoas: uma nova comunicação

Uma das principais discussões que foram fortalecidas no contexto da pandemia foi sobre a saúde mental. De fato, é um assunto que precisa da nossa atenção para além de setembro ou de crises sanitárias. E isso começa com uma mudança na cultura de comunicação nos locais de trabalho, grande foco de estresse e, por consequência, do desenvolvimentos de diversos transtornos. De acordo com uma pesquisa publicada pela Capita, empresa britânica especializada em soluções pessoais, 45% dos entrevistados já pensaram em abandonar um trabalho por conta do estresse.

No entanto, um dado choca ainda mais: 47% classificam como “normal” sofrer estresse e ansiedade no ambiente corporativo. Esse dado, embora não seja nacional, explicita a necessidade de mudar essa cultura onde vemos as relações de trabalho como ambientes hierárquicos e frios. Por essa razão, essa equipe de gestão precisa desenvolver ações que rompam essas barreiras e estabeleça um ambiente onde esse trabalho receba bem qualquer expressão de angústia e insatisfação, antes que essa rotina comprometa a saúde mental do trabalhador.

Gestão de pessoas: a capacidade de adaptação

Se tem uma lição que o contexto da pandemia nos trouxe e que, com certeza, ficará eternizada, é a de que nem tudo está sob nosso controle e que as coisas são imprevisíveis. Portanto, esse tipo de conceito precisa ser trabalhado entre o quadro de funcionários.

É muito comum encontrar equipes muito apegadas a culturas e a cartilhas, mas é preciso entender que estar preparado para mudanças, às vezes, é mais importante até do que ter um planejamento completo. Para isso, é preciso pensar em novas formas de criar equipes cada vez mais colaborativas, com lideranças que saibam gerar crises e, principalmente, apresentar novas soluções em momentos inesperados.

Gestão de pessoas: questões sociais

O contexto da pandemia nos mostrou que, definitivamente, não somos todos iguais e não estamos todos no mesmo barco. As problemáticas desse período reacenderam as mais diversas questões sociais e elevou debates que, se antes já não deveriam, agora mesmo que é não podem ser mais ignorados no ambiente corporativo. Sua empresa precisa, sim, ter um posicionamento bem transparente em relação a essas questões que são intrínsecas a diversos profissionais e que fazem diferença direta na maneira com que ele desempenha seu trabalho.

Por isso, invista em ações afirmativas que valorizem a diversidade. Se, infelizmente, essa empresa ainda não tem esse time diverso e não pensa em mexer no quadro de funcionários, é de extrema importância que se organize eventos ou palestras que expliquem questões relacionadas à inclusão. Afinal, agregar conhecimento sobre questões sociais é também melhorar o trato do funcionário com todos os tipos de clientes.

Gestão de pessoas: burlar as distâncias

Aqui, não estamos falando de distanciamento físico, ainda necessário em muitos casos. Seja home office ou presencial, independente do sistema de trabalho da sua empresa, o contexto da pandemia reforçou a necessidade de se manter sempre em comunicação para que a rotina de trabalho esteja sempre alinhada e em acordo com as necessidades do momento.

Reuniões e avaliações de desempenho e performance devem se tornar práticas ainda mais comuns. Não é sobre colocar mais demanda em encontros pouco produtivos, mas, sim, entender que feedback é uma coisa que precisa acontecer frequentemente para que a rotina de trabalho esteja sempre otimizada.

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