Endereço fiscal: você já ouviu falar nesta modalidade? Pois fique ciente que ela pode salvar o seu negócio.
Na hora de criar o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, o famoso CNPJ, é exigido que você disponibilize um endereço para funcionamento da sua empreitada. No entanto, não são todas as pessoas que possuem um ambiente físico.
Saiba que foi-se o tempo em que isso era um empecilho para o empreendedor. Agora, na falta de um espaço real, você pode contar com o endereço fiscal.
Trata-se de um endereço válido para registro do seu negócio, mas que não precisa ser necessariamente o local onde sua firma atua. A prática é legal para todas as prestadoras de serviços.
Endereço fiscal: os benefícios
A principal – e a mais óbvia – das vantagens é conseguir regularizar o seu CNPJ. Sem indicação de um endereço, você não consegue oficializar sua empresa.
Além disso, a utilização do endereço fiscal pode te isentar dos custos e burocracias de alugar ou comprar um imóvel físico, além do longo tempo que todo esse processo pode levar.
Isso sem mencionar os gastos básicos mensais, como luz e internet. Sua única despesa será com a mensalidade do escritório virtual – conceito que explicaremos mais à frente.
O endereço fiscal também garante que você tenha um CEP para centralizar suas correspondências e gerenciar suas chamadas de telefone. Se for oferecido por um espaço de coworking, também podem ser ofertadas salas de reunião.
Endereço fiscal: como posso conseguir?
Você pode colocar sua própria casa como seu endereço fiscal. No entanto, corre o risco de ser barrado pelas burocracias. Se você mora em prédio, pode ser impedido pelo condomínio; se mora de aluguel, pelo proprietário da casa.
Além disso, pode não ser seguro. Afinal, o seu endereço residencial ficaria disponível para qualquer pessoa que consultasse seu CNPJ.
Por isso, o mais recomendado é que você procure uma empresa especializada no assunto. Geralmente, no ramo do coworking e escritórios compartilhados, essas empresas atuam com endereços que imprimem credibilidade e também podem oferecer diversos benefícios que facilitam o dia a dia da sua empresa e confirmam a idoneidade do endereço.
Os preços variam de acordo com a empresa escolhida e o seu respectivo pacote de benefícios. No entanto, os custos são bem menos elevados que os de um aluguel de um espaço bem localizado.
Endereço fiscal x Endereço comercial
Como mencionamos algumas linhas acima, o endereço fiscal é o contido no registro do CNPJ, mas que não é necessariamente onde sua empresa atua.
Já o endereço comercial, é justamente o local onde você presta seus serviços. Quando uma empresa é registrada nos moldes “tradicionais”, a tendência é que ambos os endereços sejam os mesmos.
Tal qual o endereço fiscal, também é um serviço que pode ser contratado. Por exemplo, se você optou por um coworking, ele se torna seu endereço comercial. No entanto, não é obrigatório obtê-lo.
Se você for um consultor, um revendedor ou qualquer outra ocupação que dependa de deslocamentos, não se faz necessário.
Endereço fiscal: conheça o escritório virtual do My Office
O nosso escritório virtual oferece endereço comercial e fiscal para o processo de registro de sua empresa. Além do tratamento de suas correspondências, você pode optar por incluir um número exclusivo de telefone para seu negócio, com atendimento personalizado e transferência de chamada.
Prestadores de serviço, MEI, microempresas e representações comerciais podem legalizar suas empresas através de um dos nossos endereços.
Atenção: A legislação atual não permite o registro da Inscrição Estadual neste tipo de serviço.
Entre as principais vantagens, estão:
- Contratos flexíveis (diferente dos 30 meses do modelo usual);
- Sem caução e/ou fiador;
- Disponibilidade em até 48h;
- Sem necessidade de contratação de pessoal;
- É muito mais barato que um aluguel de sala comercial.
Clique aqui e saiba mais!
My Office, O Seu Escritório.