Fale conosco: 21 2132-7979

Notícias

07/02/2017

Foco no Job - 7 dicas para concentração

Escolha se concentrar!

A falta de concentração atinge a todos nós diariamente e passa a ser um problema mais sério quando atrapalha a sua produtividade no trabalho. Segundo, Renato Alves, consultor e autor do livro "Faça seu cérebro trabalhar para você", a concentração nada mais é que uma escolha.

Partindo desse princípio, o especialista afirma que para facilitar a escolha pelo trabalho, o ideal é eliminar algumas 'névoas' de distração" e lista algumas dicas para te ajudar a ficar mais focado no trabalho. Veja algumas:

Uma tarefa por vez

Muitos são capazes de realizarem várias tarefas ao mesmo tempo mas, Renato Alves ressalta que o ideal é parar um pouco e fazer uma tarefa por vez e só se dedicar a outro assunto quando terminar o primeiro. Nada de fazer tudo ao mesmo tempo e chegar ao final do dia sem concluir, de fato, as tarefas.

Fuja dos “ladrões” de tempo

Durante todo o dia estamos cercados de distrações e, uma das principais, não deve ser surpresa para ninguém: as redes sociais. Receber notificações das suas redes, seja no celular ou no computador, é o principal erro cometido se você deseja ser mais produtivo. Escolha um ou dois horários durante o expediente para dar uma olhada rápida nas suas mensagens e em uma rede social apenas.

E, avalie se as notificações de e-mail são realmente necessárias. As vezes verificar a caixa de 3 a 4 vezes por dia, é suficiente e você não precisa interromper tarefas o tempo para responder solicitações que podem não ser tão essenciais.

Descanse

Segundo o especialista, "Depois de horas extras, estresse e desgastes muito grandes, a cabeça fica cansada. E com a mente desse jeito, não tem como manter o foco". Portanto, dormir o suficiente para renovar as energias é uma solução simples para a falta de concentração.

Pense positivo

Pode parecer papo furado mas, de acordo com Alves, profissionais pessimistas ficam desmotivados mais facilmente e destaca que o importante é parar de pensar no que está ruim e focar na tarefa. "O ideal é desassociar as tarefas das aflições. A causa do problema não é a tarefa a ser realizada. Pratique o metapensamento: pense no que você está pensando e tente ser otimistas."

Seja organizado

O ponto central. Manter a sua mesa organizada é de extrema importância para se manter focado. "Quanto mais bagunçado é o espaço de trabalho do profissional, maiores serão os problemas."

Trilha sonora

Trabalhar com música pode ser muito bom para alguns e muito ruim para outros. Portanto, não dá para dizer se música no horário de trabalho é bom para concentração ou não. Mas, segundo Alves, uma coisa é certa: os vocais devem ser esquecidos. "Quando a música é instrumental, ninguém cantarola, perde o foco e faz as pessoas ao redor dispersarem também".

Inspire e expire

A última dica, a mais simples porém, não menos importante. O ato de inspirar e expelir o ar dos pulmões ajuda a acalmar e a direcionar o foco para o que deve ser feito. "A respiração contribui para a abertura da estrada da concentração", diz o especialista.

Fonte: Exame.com
Compartilhar